terça-feira, 11 de setembro de 2007



cone




INTRODUÇÃO

Um cone é um sólido geométrico formado por todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto V (vértice) em comum e a outra extremidade em um ponto qualquer de uma mesma região plana R (delimitada por uma curva suave, a base).










CLASIFICAÇÃO

Ao observar a posição relativa do eixo em relação à base, os cones podem ser classificados como retos ou oblíquos. Um cone é dito reto quando o eixo é perpendicular ao plano da base e é oblíquo quando não é um cone reto.












PARTES DE UM CONE

Em um cone, podem ser identificados vários elementos:Vértice de um cone é o ponto P, onde concorrem todos os segmentos de reta.Base de um cone é a região plana contida no interior da curva, inclusive a própria curva.Eixo do cone é quando a base do cone é uma região que possui centro, o eixo é o segmento de reta que passa pelo vértice P e pelo centro da base.Geratriz é qualquer segmento que tenha uma extremidade no vértice do cone e a outra na curva que envolve a base.Altura é a distância do vértice do cone ao plano da base.Superfície lateral de um cone é a reunião de todos os segmentos de reta que tem uma extremidade em P e a outra na curva que envolve a base.Superfície do cone é a reunião da superfície lateral com a base do cone que é o círculo.Seção meridiana de um cone é uma região triangular obtida pela interseção do cone com um plano que contem o eixo do mesmo.












FORMULAS



O volume, V, de um cone de altura, h, e base com raio, r, é 1/3 do volume do cilindro com as mesmas dimensões, i.e. . O centro de massa (considerando que o cone possui densidade uniforme) está localizado no seu eixo, a 1/4 da distância da base ao eixo.A área da superfície de um cone A é dada por A = πr(r + s), onde seria a altura lateral do cone. O primeiro termo na área da fórmula, πr2, é a área da base; enquanto que o segundo termo, πrs, é a área da superfície inclinada.Já a área total é a área lateral mais a área da base: .

2 comentários:

jorge disse...

esse trabalho aumentou meus conhecimentos na area de cone
descobri que se estudarmos de maneiras diferentes como nesse trabalho aprendemos mais rapido e se torna mas praseroso estudar tambem descobri coisas novas como caucular o volume do cone, que o cone é formado por varias partes como eixo, vértice entre outros, no meu conceito cone é um sólido formado pela reunião de todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto P (vértice) e a outra num ponto qualquer da região.

Anônimo disse...

Nesse assunto, também assimilei novas informações. Aí vai um breve resumo do que eu entendi.
Cone é um sólido geométrico constituído por todos os segmentos retilíneos que possuem um limite em um ponto V (vértice) em comum e o outro limite em um ponto distinto de uma mesma região plana formada por uma pequena curvatura, a base.
Os cones são classificados em: cones retos: quando o eixo é perpendicular ao plano da base. E cones oblíquos: quando determinado eixo é oblíquo ao plano da base.
Os elementos de um cone são: Vértice (representado pelo caractere V), Base, Geratriz, Eixo, Altura (representado pelo caractere h) e Superfície.